Tecnologia

Plataforma #VamosVotar! Moçambique



 

Em Janeiro de 2018, Ntatenda lançou oficialmente a plataforma #VamosVotar, desenvolvida para ajudar os eleitores a identificar o posto de votação mais próximo. A plataforma informa igualmente como decorre o processo de votação. O objectivo é garantir que todos participem nas eleições.

A informação sobre os postos de votação tem sido de difícil acesso por parte dos cidadãos. Para além de se encontrar em ficheiros PDF, Word, EXCEL, na qual os cidadãos são obrigados a descarregar, esta informação é por vezes publicada faltando um ou dois dias para o dia de votação.

A plataforma é gerida por activistas do Ntatenda. A informação constante na plataforma foi obtida através de observadores que monitoraram o processo eleitoral em Nampula. Infelizmente o STAE não respondeu o nosso pedido de parceria e  de solicitação de dados.

A plataforma levou cerca de um mês para ser concluída. A mesma foi desenvolvida com recursos dos activistas do Ntatenda e não recebeu qualquer financiamento.

Agradecimento especial ao Code4Africa e aos observadores eleitorais que partilharam as informações sobre os postos de votação.

Ntatenda é um movimento de jovens moçambicanos. Surge num contexto de rápido crescimento de mídias sociais tais como Facebook, Twitter e WhatsApp. Estas plataformas sociais constituem importante fonte e disseminação de informação de interesse público.

Um Comentário

  1. Mais uma vez a Justiça Eleitoral cumpre com sua missão, garantindo que o povo democraticamente escolha seus representantes. É muito gratificante fazer parte de uma ação cívica como uma eleição”, disse o Juiz Diego Cabral, que presidiu o pleito eleitoral. Nos três locais de votação na cidade de Paraú, os eleitores puderam colocar em prática o uso do aplicativo e-Título para fazer a identificação junto aos mesários o que rendeu celeridade a votação e segurança do pleito juntamente com a identificação biométrica.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.