Chevening

Conversa com a Alta Comissária do Reino Unido Designada para Moçambique

Durante a Feira Internacional de Maputo que decorreu entre os dias 27 de Agosto e 3 de Setembro em Marracuene, província de Maputo, tive a honra de conhecer e conversar com a Alta Comissária do Reino Unido Designada para Moçambique NneNne Iwuji-Eme.

Na conversa, NneNne Iwuji-Eme abordou sobre temas como a importância da educação para a mulher e liderança. A Alta Comissária designada falou igualmente sobre a educação no Reino Unido e como os bolseiros moçambicanos do Chevening podem tirar o melhor desta experiência.

NneNne Iwuji-Eme, Alta Comissária do Reino Unido Designada para Moçambique

NneNne Iwuji-Eme nasceu na cidade de Truto, Cornwall, na Inglaterra e é filha de pais nigerianos. É formada em Economia pela Universidade de Manchester. Fala inglês, português, francês e duas línguas locais da Nigéria.

Qual é a importância da educação para a mulher, especificamente?

A educação proporciona a independência para a própria mulher. Com a independência a mulher tem mais poder de escolha. Hoje em dia fala-se do casamento prematuro. A pergunta é a seguinte: como é que alguém pode se casar muito jovem? Quando você não tem a educação e oportunidades económicas, o casamento acaba sendo a única saída, mesmo que não seja um casamento saudável para a jovem mulher. Por isso acho que a educação proporciona a independência e o poder de escolha. E quando você tem escolhas, pode ser considerada uma pessoa livre. Há uma frase que diz: “Quando se educa um homem, educa-se um indivíduo. Quando se educa uma mulher, educa-se uma nação livre.

Quais são as principais vantagens de estudar no Reino Unido?

Segundo a minha experiência, as universidades no Reino Unido são um lugar onde se pode encontrar o mundo inteiro num único lugar pois é possível encontrar estudantes oriundos de diversos países, línguas e culturas. O Reino Unido tem uma longa história de ensino e as suas universidades datam de quinhentos, seiscentos anos atrás. Elas conseguem atrair os melhores estudantes de todas as áreas nas nossas universidades. Por conta disso, o Reino Unido faz parte dos dez melhores destinos para estudar. Para além da educação ministrada na sala de aulas, os estudantes ganham rica experiência sobre a cultura, gastronomia, desporto. Nós temos uma riqueza cultural, desde a Premier League, artistas de música e de cinema, museus, lugares históricos, e também a localização geográfica. Você pode pegar um metro de manhã e chegar a Paris ou Bruxelas à tarde. Essa é a riqueza cultural que todos os estudantes têm que vivenciar.

“Como líder, você tem que acreditar que vai alcançar os seus objectivos e sonhos.” – NneNne Iwuji-Eme

Como define a liderança?

Os melhores líderes são os melhores servidores. Quando eu fazia entrevistas aos candidatos para a Bolsa Chevening, sempre gostei de ouvir os que têm o sonho de regressar aos seus países para trabalhar para as suas comunidades, dar o seu contributo e não somente olhar para o crescimento individual. Um líder é aquele que faz algo que transcende a si próprio.

Que conselho daria aos jovens que gostariam de ser líderes na sua comunidade ou área de actuação?

Para ser líder você tem que ter paixão por alguma coisa, a qual é seu talento único para melhorar o mundo, o seu país e sua comunidade. Você tem que investir nesse talento, ter visão e acreditar nela. Para ser líder tem que ser resiliente. Nada que vale a pena é fácil. Você irá encontrar vários obstáculos na sua caminhada. Entretanto, se não tiver paixão, você irá desistir na primeira dificuldade que for a encontrar. Como líder, você tem que acreditar que vai alcançar os seus objectivos e sonhos. Tem que perceber que na vida não tem apenas uma via para alcançar os seus objectivos, então tem que estar aberto a novas possibilidades, ser resiliente e corajoso.

Os estudantes moçambicanos que irão ao Reino Unido. O que podem esperar?

Irão encontrar muito frio e vão pensar que nós os britânicos estamos habituados ao frio. Vocês vão chegar num ambiente bem animado e com muitas possibilidades e culturas diferentes, comida diferente. Vão encontrar pessoas diferentes, mas que pensam como vocês. Vão sobretudo fazer muitos amigos, e essa é a parte mais interessante dessa aventura. Se você chega com a mente e coração abertos, irá obter o melhor. E, sem dúvidas, vai encontrar a comida de que vai gostar porque temos pessoas de todos os mundos nas universidades.

Algumas dicas para se adaptar num país diferente?

Para quem vai pela primeira vez a Inglaterra, pode sentir falta de aspectos familiares. Então é importante manter contacto com a família, mesmo quando você já tiver amigos. Vocês têm a sorte de terem ferramentas de tecnologias de informação e comunicação como Skype, WhatsApp. Usem-nas para manter contacto com a família. Tentem engajar-se nas universidades pois existem vários programas de integração nas próprias universidades, para criar redes, assim como existem actividades de que vocês gostam. Na minha época, usei a semana de iniciação para me juntar ao clube de netbol e atletismo. Assim foi fácil criar amigos, andar pelas cidades e se integrar. O que eu encorajo é que use a semana de iniciação para encontrar algo com o qual se identifique. Foi assim que rapidamente consegui ter muitos amigos e conhecer a cidade. As nossas universidades têm ferramentas para integrar os estudantes. Mas, sobretudo, lembre-se que estão lá para estudar. É preciso encontrar um equilíbrio.

A bandeira de Moçambique tem várias cores. Como explicaria a cor verde para um cego?

Verde é a cor da vida, dá energia, dá riqueza e da audácia.

———–

Quer ter a oportunidade de estudar o mestrado no Reino Unido? As candidaturas para a bolsa Chevening estão abertas e decorrem até o dia 6 de Novembro de 2018. Para mais informações aceda o site: www.chevening.org/apply

Um Comentário

  1. Rivas Sithoe

    Great… Sucessos Tomás, vou acompanhar de perto a tua aventura no UK

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.